Sapiens – Uma breve história da humanidade

Provocativo, perturbador e algo pessimista, o autor relata a trajetória humana desde suas origens, e o faz a partir de um ponto de vista originalíssimo, não raras vezes, inusitado. Como a busca pela felicidade pôde alçar ao topo do mundo um fraco e insignificante primata?

Com linguagem fácil e bem-humorada, o livro começa sugerindo motivos que levaram o Homo sapiens a conquistar a supremacia sobre neandertais e outros animais. Depois, levanta dúvidas sobre os benefícios de sua mudança de status, de caçador-coletor para agricultor. E continua nessa pegada contestadora, evoluindo para temas como a nossa motivação para edificar cidades, guerrear e conquistar reinos, o nascimento das religiões, a formação do conceito de justiça ao longo da História, a adoção do dinheiro e a unificação da humanidade, passando pela formação dos impérios, a ascensão da Europa, o capitalismo e a revolução científica, e chegando à ciência dos dias atuais, quando nossos atos parecem levar o homo sapiens em direção à imortalidade; ou, talvez, à extinção.

Sapiens, o livro, foi lançado originalmente em 2011, em Israel e, em seguida, tornou-se best seller em mais de 40 países, içando Harari, o autor, ao estrelato.

O israelense Yuval Noah Harari é doutor em História pela Universidade de Oxford, especialista em História mundial e professor da Universidade Hebraica de Jerusalém, e conseguiu dar vivacidade a temas por muitos considerados entediantes, tratando-os com originalidade, abrangência e algumas pitadas de humor. Nem os poucos momentos em que ele se enviesa pelo veganismo e pela causa dos direitos animais tiram o brilhantismo de sua obra. Imperdível!

——————————————————————————
Clique sobre a imagem:

Siga-me!twitter
Facebooktwitterlinkedin<= Gostou? Compartilhe com seus amigos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *