Muito mais que bons livros de graça!

A literatura brasileira é vasta e repleta de excelentes obras, mas não é incomum que nossos leitores permaneçam limitados a alguns autores do passado – excelentes, por sinal – e seus livros mais conhecidos. E é compreensível que seja assim, afinal editoras são empresas com fins lucrativos e só se interessam por promover produtos que vendam bem, e, com isso, acabam relegando boas obras e fazendo com que as escolhidas permaneçam altamente vendáveis ao longo do tempo (imitando aquele dilema acerca de biscoitos: é fresquinho porque vende mais, ou vende mais porque é fresquinho?). Machado de Assis, Clarice, Jorge Amado, talvez Chico… É pouco, comparado à diversidade do que já foi produzido de bom em terras tupiniquins.

Mas, se as editoras não se interessam por divulgar os demais autores que, embora não tão fresquinhos, produziram com excelente qualidade, como você os descobriria? Difícil, não? Comprar livros aleatoriamente para só depois descobrir se prestam talvez não seja a saída. Pode tornar-se desperdício de tempo e dinheiro. Aliás, é bem provável que se torne, dada a gigantesca quantidade de publicações de baixa qualidade que infestam as livrarias (nem sempre o que vende mais é bom ou é fresquinho). Indicações de quem entende? Seriam bem-vindas, mas onde encontrá-las? É aí que entra a minha dica.

Conheço um lugar em que você pode encontrar, além de literatura brasileira – e portuguesa – de alta qualidade, informações aprofundadas sobre os autores, as obras publicadas, as datas de publicação, editoras, gênero das obras, entre outras. Uma ferramenta que ajuda muito a não comprar gato por lebre. Comprar? Quem falou em comprar? Nesse lugar tudo é gratuito, inclusive os livros que estão disponíveis para download – sim, tem vários livros grátis! -, que, a propósito, são disponibilizados a partir das melhores edições disponíveis, e tudo segundo a ótica de especialistas.

Refiro-me ao site “Literatura Digital – Biblioteca de literaturas de língua portuguesa”, um espaço criado e mantido pela Universidade Federal de Santa Catarina que é – nada mais, nada menos – a maior biblioteca digital de literatura brasileira e portuguesa existente. E é totalmente acessível a qualquer usuário, desde o pesquisador especialista até o leitor comum, aquele que busca apenas deleitar-se com boas histórias (como é o meu caso).
————————————————————————————————————————————————-
A propósito, este meu livro ainda não está disponível na Biblioteca Digital.
Obtenha-o na Amazon. É só clicar no banner abaixo:

————————————————————————————————————————————————-
Para visitar a biblioteca digital da UFSC e fazer download dos livros disponíveis não é preciso nenhum cadastro prévio. Bastar clicar no link “http://www.literaturabrasileira.ufsc.br/“, e refestelar-se. Login e senha só são necessários se você pretende fazer anotações nas obras que ler, mas só nesse caso.

É um projeto utilíssimo e espetacular, em constante evolução. Vale a pena visitar!

————————————————————————————————————————————————-
Gostando do blog? Então, curta a minha fanpage, na página inicial, e acompanhe os próximos artigos.

————————————————————————————————————————————————-

Siga-me!twitter
Facebooktwitterlinkedin<= Gostou? Compartilhe com seus amigos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *